A Vigilância Epidemiológica de Concórdia alerta para o número crescente de focos do mosquito da dengue. Já foram registrados 1.098 só neste ano. Esta semana houve o registro de 80 focos. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mara Sampaio, o clima quente é propício para a proliferação do Aedes Aegypti. Os focos estão espalhados por todos os bairros e a população corre risco de ser contaminada.
Os cuidados são aqueles de sempre, mas que devem ser lembrados: manter a caixa d’agua com a tampa completamente vedada; Retirar a água acumulada na laje; Manter as calhas para água desentupidas; Guardar pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva; Não usar pratos nos vasos de plantas.
Mara diz que está preocupada com a situação. “Vamos fechar o ano com recorde extremo de focos”, lamenta. Para se proteger das picadas do mosquito, use repelente e para evitar o aumento no número de focos, providencie uma limpeza ao redor da casa e em lugares que possam acumular água para evitar que se transformem em criadouro.
Neste ano foram registrados no município cinco casos de dengue, sendo um autóctone e quatro importados. (Ascom)