A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde e Assistência Social em parceria com a Vigilância Sanitária e com apoio da Polícia Militar, nesta quarta-feira, dia 09, no centro da cidade, uma campanha de alerta e conscientização sobre a pandemia do coronavírus e a dengue.
Os casos ativos de coronavírus no município vem aumentando nos últimos dias. Por isso, a equipe que desenvolveu a campanha, diz que é de suma importância que todos se cuidem, utilizem máscaras, álcool em gel e evitem aglomerações.
Outro problema preocupante em Salto Veloso é o mosquito da dengue. Atualmente já foram registrados 37 focos na cidade e com o calor a tendência é de aumento dos focos.
Todos os cidadãos velosenses estão convocados para se engajarem no combate ao mosquito aedes aegypti.
O mosquito da dengue possui hábitos diurnos e se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A sua reprodução acontece em água limpa e parada.
Portanto, a equipe reforça que é fundamental que todos promovam em suas residências, empresas e edificações um trabalho de averiguação e retirada de todo lixo e objetos que possam armazenar água e também promover ações que evitem esse armazenamento, como a verificação das calhas, caixas d'água abertas, recipientes que estejam armazenando água como vasos, pneus e outros.
O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito vetor, especificamente do acúmulo de água parada.
Além de recomendações e informações de proteção, a equipe distribuiu máscaras e um jornal com informações sobre a dengue.
Fonte: Rádio Tropical FM