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RS: Bolsonaro inaugura o eixo principal da nova ponte do Guaíba


Iniciada em 2014 e com investimento de cerca de R$ 900 milhões, a nova ponte sobre o Guaíba, em Porto Alegre, teve o eixo principal de acesso inaugurado na manhã desde quinta-feira (9) pelo presidente Jair Bolsonaro. A obra deve ser liberada para o tráfego assim que forem desmontadas as estruturas montadas sobre a ponte para o evento de inauguração, o que deve ocorrer ainda nesta tarde.

A obra começou em 2014, ainda durante o governo da Dilma Rousseff, e tinha previsão de ser inaugurada em 2017. A nova ponte do Guaíba liga o eixo Norte e Sul da rodovia BR-116 e BR-290 e é uma segunda alternativa de atravessa o Guaíba para ainda está na Capital e se dirige à zona Sul do Estado, por exemplo, em trajeto que muitas vezes era interrompido na ponte móvel quando em passagem de navios pelo rio.

A cerimônia de inauguração do trecho teve a presença de diversos integrantes do primeiro escalão do governo federal, do governador Eduardo Leite, do prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e ainda parlamentares. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou diversas outras obras que estão em andamento no Rio Grande do Sul e serão entregues a partir do próximo ano.

“No que vem terá início a licitação das obras da BR-470, da BR-116 norte, com a duplicação a partir da ponto do Rio do Sinos. Será ano da ponte em Porto Xavier (unindo Brasil e Argentina)”, assegurou Freitas.

O ministro afirmou ainda que o governo fará a renovação da malha ferroviária sul, com a recapacitação dos ramais de Cruz Alta e Uruguaiana e ligação até o Porto de Rio Grande e união férrea do Estado até o porto de Sumaré, em São Paulo. Freitas afirmou ainda que em 2021 serão feitos investimentos para desenvolver o sistema hidroviária no Estado, com a dragagem do Rio Taquari e aplicação de recursos em diferentes barragens com foco no Mercosul.

Ao discursar, Bolsonaro lembrou que a obra da nova ponte não foi começada pelo seu governo, mas que a o governo priorizava terminar aquelas que eram importantes e já estavam em andamento.

“Vamos terminar todas aquelas que forem possíveis de serem terminadas porque afinal de contas, entre começar uma obra e terminar a outra, a diferença, logicamente, tem um trabalho no meio, mas é muito menos difícil e muito mais proveitoso nós terminarmos a obra”, destacou o presidente.

“Vamos terminar todas aquelas que forem possíveis de serem terminadas porque afinal de contas, entre começar uma obra e terminar a outra, a diferença, logicamente, tem um trabalho no meio, mas é muito menos difícil e muito mais proveitoso nós terminarmos a obra”, destacou o presidente.

Vacinação

O governador do Estado, Eduardo Leite, também durante o evento, disse confiar que o governo federal irá, com aval da Anvisa, iniciar em breve uma grande campanha de vacinação conta a Covid-19. Leite disse que em conversas com o presidente antes da inauguração foi sinalizado que haveria uma ação de vacinação em todos os Estados do Brasil.

Bagé

Em evento de inauguração da segunda ponte sobre o Guaíba o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Exército trabalhara para concluir a barragem de captação de água em Bagé, no Sul do Estado.

A nova ponte


A nova ponte será uma alternativa à ponte Getúlio Vargas e seu vão central móvel, em funcionamento desde 1957. Sempre que um navio de grande porte necessita passar sob a ponte Getúlio Vargas, é necessário parar o trânsito de veículos para elevar a plataforma móvel.

Este içamento ocorre diariamente, provocando engarrafamentos de até cinco quilômetros em ambos os sentidos das rodovias BR-116/RS e BR-290/RS, afetando o tráfego interno de Porto Alegre.

A principal característica da nova ponte, que tem altura livre dos vãos navegáveis de 40 metros do nível da água, é não precisar ser elevada, o que vai eliminar o principal problema no tráfego da Região Metropolitana de Porto Alegre.

A transposição sobre o Guaíba tem 2,9 quilômetros de extensão, de um total de 13,6 quilômetros da obra. São 7,6 quilômetros apenas em obras de artes especiais e mais seis de aterro, tendo 28 metros de largura nos vãos principais.

O empreendimento da nova ponte foi executado quase em sua totalidade por elementos pré-fabricados. Ao todo foram moldadas mais de 18 mil unidades de estacas, pilares, vigas, lajes, aduelas, guarda-rodas e outras que consumiram 348,7 mil toneladas de concreto e quase 19 mil toneladas de aço.

Apoiada em 3.232 estacas, é composta por duas faixas de rolamento para cada sentido (com 3,8 metros de largura cada), canteiro central de 1,3 metro e acostamentos de 3,9 metros.

Para liberar as frentes de obra, foi necessário realocar mais de 501 famílias na faixa de domínio da Nova Ponte do Guaíba, no bairro Arquipélago (Ilha Grande dos Marinheiros e Ilha do Pavão). Dessas, 487 foram reassentadas por meio de compra assistida e outras 14 foram desapropriadas e indenizadas.



Fonte: Governo Federal