O “Jornal Diário do Quarto Ano” foi um trabalho que teve início no primeiro trimestre deste ano, pois é um conteúdo já previsto para a turma do 4o ano. Inicialmente o objetivo era tratar de entrevistas sobre as atividades desenvolvidas por cada turma e assuntos variados dos acontecimentos no contexto da Escola Municipal de Educação Básica Madre Leontina, em Ibicaré, no meio-oeste catarinense, mas por conta da pandemia as professoras: Fátima Mariléia Balbinot, professora da turma, e Kelly Patrícia Mello Silva, professora de Informática, tiveram que readaptar.
Para que a atividade acontecesse, mesmo com a pandemia – o que dificultou muito – foi um processo longo e de muito estudo e dedicação, tanto dos alunos quanto dos familiares, que envolveu não somente a disciplina de língua portuguesa, mas todas as demais. Os alunos mesmo sem se dar conta, nas atividades que estavam sendo propostas, já estavam sendo preparados durante os trimestres, nas leituras que deveriam fazer, nos vídeos que eram desafiados a gravar e enviar ao realizar alguma atividade, na resolução de exercícios, na escrita de pequenos textos… E chegaram ao final com uma atividade, em que orientados, deveriam construir um roteiro sobre dois temas bem pertinentes e atuais, sendo: Economia de Água e Aproveitamento de alimentos, na sequência deveriam contar com a ajuda de um familiar para gravar a entrevista. Detalhe: Nem os alunos e nem os familiares sabiam que o jornal seria elaborado nos moldes como se apresentou.
Depois dos vídeos já encaminhados para a professora de sala, foi o momento em que entrou em ação a professora Kelly, gravando as demais partes necessárias para compor o jornal e editando tudo para o Jornal Diário do Quarto Ano ficasse pronto para ser transmitido. Também, foi a Kelly que fez as transmissões diárias do jornal na companhia da Fátima. A professora de informática acompanhou todo o processo desde o início do ano, acompanhando o desenvolvimento das atividades, dando suporte com aulas de vídeo e sugerindo ideias.
Para assistir clique AQUI
Fonte: Michel Teixeira