A Prefeitura de Treze Tílias implantou duas ferramentas de gestão e inteligência na saúde: a plataforma PrixNeuron e o aplicativo Prix Saúde.
Com o aplicativo o cidadão pode comunicar instantaneamente a sua situação de saúde para as equipes de saúde. Se está com febre, tosse, coriza, fadiga, dificuldade para respirar, dor de cabeça, diarreia, vômito, dor muscular, não sente cheiro ou gosto, irritação ou dor na garganta, tonturas, dor na lombar.
O aplicativo é um complemento do sistema de gestão e inteligência na área da saúde, focado na atenção básica chamado prixNeuron que já é utilizado pela prefeitura.
Baseado em métricas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o prixNeuron reúne grupos de risco e imunização, analisando e interpretando, por meio de inteligência artificial, informações estratégicas para a melhor abordagem e atendimento a estes grupos.
A plataforma utiliza de forma inédita a aplicação de tecnologia de georreferenciamento da população em que no sistema prixNeuron as agentes de saúde são responsáveis por georreferenciar a residência do cidadão. Assim os dados gerados são muito precisos.
Com o georreferenciamento de toda a população é possível visualizar, levantar dados e informações sobre as particularidades de cada região do município, focado nos grupos de risco segundo a OMS, como por exemplo, diabéticos e hipertensos.
Desta forma também é possível que a gestão pública obtenha informações relevantes baseadas em dados reais que auxiliem na tomada de decisão e na criação de novas políticas públicas relacionadas à saúde.
Com a pandemia do novo Coronavírus muitos processos foram alterados e em se tratando da atenção básica à saúde alguns processos também foram reestruturados e por isso também é importante que o cidadão colabore com a equipe de saúde do município, utilizando o aplicativo Prix Saúde.
Para baixar o aplicativo, o cidadão deve acessar a PlayStore do celular e buscar por Prix Saúde – Cidadão. Para o cadastro é necessário fornecer o número da Carteira Nacional de Saúde e cidade onde reside, ou então compartilhar a localização.
Após a instalação da ferramenta APP o mais importante é alimentar o aplicativo diariamente com informações sobre a saúde. O aplicativo monitora não apenas sintomas de COVID-19, mas também outros problemas comuns como hipertensão, dores e tonturas.
Com essas informações a Secretaria da Saúde do município possui informações estratégicas, em tempo real, o que facilita a tomada de decisão assertivas para ações na atenção da saúde básica de cada munícipe.
Em 2019 a plataforma recebeu o Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer. O prêmio tem o objetivo de reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no Estado de Santa Catarina.
O PrixNeuron foi premiado na categoria Inovação em Serviço ou Processo. Nesta categoria foram reconhecidas empresas privadas sediadas em Santa Catarina, que geraram ou absorveram novidades e aperfeiçoamentos gerando inovação em serviço, processo ou solução inovadores, incluindo processo aprimorado, implementado e em operação bem-sucedida no ambiente empresarial, institucional ou governamental.
O PrixNeuron também é finalista na Categoria, Empresas e Profissionais Autônomos da 3ª Edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC com o Tema 2020: Transparência com Cidadania.
Fonte: Rádio Tropical FM