Notícias do Novo Tílias News

Confirmada vinda do presidente Bolsonaro a Santa Catarina


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve chegar a Santa Catarina neste fim de semana. A agenda é privada, de lazer. A expectativa é que ele chegue no fim da manhã  deste sábado (19). O presidente virá pescar na baía da Babitonga e ficará hospedado no Forte Marechal Luz, na praia do Forte, em São Francisco do Sul, litoral norte catarinense.

Um forte esquema de segurança já está sendo montado para receber o presidente. O 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, por exemplo, está mobilizado para cuidar da logística: uma célula de segurança já está no Forte e outra no aeroporto de Navegantes. Porém, não se sabe ao certo que horas o presidente chega nem o local: se via aeroporto de Navegantes, via aeroporto de Joinville ou até de helicóptero com parada no 62º BI. Como não é agenda oficial, os horários não são divulgados.

“O presidente viajará a Santa Catarina no próximo fim de semana, porém, será uma viagem em caráter privado, sem agenda pública/oficial. Sem mais detalhes, portanto”, respondeu a assessoria de comunicação presidencial.

A viagem a lazer já havia sido planejada no último mês e foi articulada pelo secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que é de Itajaí.

Bolsonaro deve vir acompanhado de familiares, possivelmente da filha e expectativa é de que ele fique até dia 23 em Santa Catarina. Há possibilidade de que o presidente deixe o Forte para fazer turismo na região.

Na tarde desta sexta-feira (18), o helicóptero presidencial sobrevoou o 62BI em Joinville e os possíveis locais que o presidente possa pedir para visitar. Foi uma espécie de treinamento, um ensaio para a escolta do presidente da República.

Sobre o Forte Marechal Luz em São Francisco do Sul

O Forte Marechal Luz fica a 15 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco e é um dos pontos mais belos do litoral norte catarinense. A fundação ocorreu durante o ano de 1909, sobre as ruínas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região.

No topo do Forte Marechal há uma bateria de artilharia de costa, composta de 4 canhões, que possibilitariam a defesa de costa em caso de situações belicosas, dado o caráter de instabilidade política mundial daquela época. Porém, eles nunca foram usados para ataques a embarcações, apenas para exercícios.

O Forte fica a cerca de 140  metros acima do nível do mar, no morro João Dias, um ponto histórico e turístico de São Francisco do Sul.

O Forte funcionou até 1977. Passou por reformas e adaptações até que na década de 1990 foi transformado em colônia de férias. São 45 casas e apartamentos para hospedagem de militares. O público pode visitar toda a estrutura ao longo do ano e a entrada custa R$ 5 por pessoa.  (ND Mais)