Após o jornalista Allan dos Santos divulgar o que seria o laudo médico sobre o estado de saúde de Oswaldo Eustáquio, usuários de redes sociais manifestaram apoio ao jornalista. O documento aponta que Eustáquio pode ter ficado paraplégico depois de ter sido preso. No Twitter, apoiadores de Oswaldo Eustáquio denunciaram sua prisão, acusaram o Supremo Tribunal Federal (STF) e criticaram a imprensa pela cobertura do caso.
Oswaldo Eustáquio foi internado na noite desta segunda-feira (21), após sofrer uma queda dentro de sua cela. Ele estava tentando arrumar o chuveiro antes de cair, mas o documento revelado por Allan dos Santos, aponta que o jornalista já estava paraplégico ao ser resgatado.
Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, o advogado de Eustáquio, Ricardo Vasconcellos, disse que a lesão pode ser permanente.
– Foi uma lesão possivelmente permanente que pode impedi-lo de andar […] Ele [Eustáquio] ia tomar banho, e o chuveiro começou a vazar água. Ele ficou desesperado, [o líquido] começou a inundar a cela, o Oswaldo subiu no vaso sanitário para estancar o vazamento e [se] desequilibrou – ressaltou.
O defensor também contou que o jornalista estava algemado no hospital.
– Na queda, não sei se foi na pia ou no vaso sanitário, ele bateu a parte de cima da coluna e fraturou a vértebra T5 […] Ele não estava sentindo as pernas; inclusive, estava algemado. Pedi para tirar – destacou.
Eustáquio teve sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o ministro, o jornalista descumpriu os critérios da prisão domiciliar e se aproximou da Praça dos Três Poderes, o que estaria proibido por uma decisão tomada no âmbito do inquérito 4828, o chamado “inquérito das manifestações antidemocráticas”.
Fonte: Pleno News