Professores e alunos de Medicina Veterinária da Unisociesc de Joinville estão atendendo animais atingidos pela chuva da última semana em Presidente Getúlio.
Apenas no fim de semana, 55 animais foram resgatados, entre cães, gatos, aves, bovinos e ovinos. Além disso, outros 266 animais foram assistidos a campo e 550 kg de ração foram distribuídos.
Além dos estudantes da universidade de Joinville, também participam da mesma estrutura profissionais da Unisul e UniBH, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC.
A equipe especializada em resgate de animais em situação de calamidade pública, coordenada pelo professor e médico veterinário Eduardo Alexandre de Oliveira, chegou à cidade no domingo (20) e iniciou os atendimentos de imediato. O hospital de campanha tem estrutura hospitalar para resgatar, prevenir e tratar as doenças.
A equipe conta com a experiência do professor Aldair Junio Woyames Pinto, que esteve presente nos desastres de Mariana, Brumadinho e nas queimadas do Pantanal, atuando também no resgate de animais.
“O projeto é de extrema importância para garantir o bem-estar dos animais afetados pelas enchentes e controlar eventuais doenças transmitidas entre os animais e para os seres humanos. Temos uma equipe composta por médicos veterinários, biólogos, professores e alunos de Medicina Veterinária para detectar e atender os diversos sintomas que podem surgir numa situação como esta”, explica o professor Eduardo.
Durante toda a semana, uma intensa campanha foi realizada para a arrecadação de ração, medicamentos e outros insumos para o atendimento dos animais. Os profissionais atendem na cidade até dia 23 de dezembro.
Para ajudar, é possível entrar em contato por eduardo.alexandre@animaeducacao.com.br ou pelo (41) 98719-0885. O atendimento é feito na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (Rua Rodolfo Becker, 206, Lot. da Família Wilhelm).
(ND Mais)