Mais de meia tonelada de pedras supostamente preciosas foram apreendidas pela Polícia Federal (PF), em Chapecó, na quarta-feira (9). De acordo com a PF, o material foi encontrado em uma empresa de transporte de valores com sede no município
Em nota, a PF informou que foram 29 malotes, que continham pedras supostamente preciosas – diamante e alexandrite -. Ao todo, as pedras pesam 700kg e estavam “desacompanhadas dos documentos justificadores da guarda do material e que permitissem a identificação de seu(s) proprietário(s) e de sua origem”, informou a Polícia. Devido a ausência dos documentos, o material foi apreendido.
Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar as irregularidades praticadas pela empresa fiscalizada, disse a Polícia Federal. Um inquérito policial também investiga a eventual prática dos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e contra o Sistema Financeiro Nacional. O material será submetido à perícia para definições de valor e origem.
A Operação contou com a participação da Polícia Civil, através do Serviço AeroPolicial de Fronteira (SAER/FRON), e da Polícia Militar, através do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT/PM) e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas(ROCAN/PM). O material arrecadado foi encaminhado para custódia em instituição financeira da região e permanecerá à disposição da Justiça.
Fonte: ClicRDC - Foto: Polícia Federal