O alerta é do gerente da agência do Sicredi de Treze Tílias, Clair Martins. Conforme ele, nos últimos meses tem aumentado consideravelmente o número de pessoas que foram vítimas de tentativas de golpes financeiros via internet.
Um dos mais comuns é o golpe do boleto falso. Ele pode ocorrer em sites fraudulentos de compra e também após ligações e supostas promoções para quitação de dívidas e financiamentos em desconto.
Clair Martins orienta que as pessoas sempre confiram os dados do boleto, se os primeiros números do boleto compreendem ao banco de origem da dívida, por exemplo. Além disso, sempre que ofertada alguma promoção com desconto de parcelas e financiamentos, o cliente deve procurar diretamente a empresa onde contraiu o crédito, para verificar se realmente existe essa promoção.
Caso seja identificada fraude um boleto pago, até 24h após o pagamento há alguma chance de recuperação dos valores. Depois desse prazo, fica bem mais difícil.
Outro golpe muito comum é a clonagem do whatsapp, com o envio de mensagem para contatos próximos solicitando valores em dinheiro. Martins orienta que as pessoas usem o código de verificação em duas etapas, e também que jamais façam transferência de valores sem conversar diretamente, via telefone ou pessoalmente com a pessoa que fez a solicitação.
Um terceiro golpe, muito comum, é do falso depósito. O golpista vai até a agência, faz um depósito no caixa eletrônico com um envelope vazio e depois liga para o destinatário dizendo que fez o depósito por engano e solicita o reembolso.
Por fim, o gerente do Sicredi reforça que as instituições financeiras não solicitam dados e senhas de clientes via whatsapp ou telefone. Em caso de dúvida, o cliente sempre deve procurar o seu banco para esclarecimento.
Fonte: Rádio Tropical FM