A primeira etapa da revitalização da Avenida Caetano Natal Branco, entre Joaçaba e Luzerna, está na fase final de execução, com a colocação da segunda camada asfáltica. O trecho ainda receberá melhorias na sinalização horizontal e vertical. A obra faz parte do Programa Novos Rumos, do Governo do Estado, e que está sendo executado pelo Consórcio Interfederativo Santa Catarina – Cincatarina.
A obra total contempla cerca de 19 quilômetros de asfalto, atendendo as rodovias SC-150, entre Joaçaba e Luzerna, Avenida Santa Teresinha, que dá acesso à BR-282, e acesso Egídio Pozzobon, em Herval d’Oeste. Os trabalhos iniciaram pela Avenida Caetano Natal Branco (SC-150).
Os serviços de escavações e aplicação da primeira camada de asfalto usinado quente já foram finalizados na Av. Frei João e Av. Caetano Natal Branco. Os trabalhos seguem concentradas na execução de drenagem e aplicação da segunda camada do asfalto, com adição de borracha, para que posteriormente seja implementado sinalização horizontal e vertical definitiva.
Já na Av. XV de Novembro, as atividades estão vinculadas à topografia, sendo realizado o estaqueamento do local, para que em seguida seja iniciado as próximas etapas do projeto.
A iniciativa é inédita. Segundo o diretor do CINCATARINA, Elói Rönnau, este é o primeiro procedimento dessa natureza que está sendo realizado. “Isoladamente os municípios não conseguiriam resolver os problemas que afetam todos, mas unidos através do CINCATARINA conseguimos com eficiência e economia”, afirmou Eloi destacando que o edital para execução da obra contou com uma economia de mais de um milhão de reais.
O projeto de recuperação foi viabilizado de forma coletiva: a Associação dos Municípios do Meio Oeste de Santa Catarina (AMMOC) colaborou com a elaboração dos projetos, memoriais e orçamentos, e o CINCATARINA licitou e atua como ferramenta de aplicação dos recursos provenientes de convênio com o Estado nos municípios consorciados (Joaçaba, Luzerna e Herval d’Oeste), de forma a garantir o desenvolvimento econômico local e regional.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Cincatarina