Um incêndio, registrado em área de vegetação no interior do município de Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, levou 12 horas para ser controlado nesta quinta-feira (5). Conforme o Corpo de Bombeiros, o combate às chamas iniciou por volta das 1h20 da madrugada e só finalizou durante a tarde, às 14h.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram uma área de reflorestamento de pinus e eucalipto. Duas comunidades do interior foram abrangidas com o incêndio – Passo Grande, em Ipumirim, e Linha Alegre, em Lindóia do Sul (SC).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em duas semanas, esta foi a oitava vez que os socorristas foram acionados para controlar incêndios florestais na região de Ipumirim.
Queimadas no Oeste Catarinense
A Defesa Civil emitiu, na quinta-feira (5), um alerta para o risco de queimadas no Oeste de Santa Catarina. De acordo com a previsão, a baixa umidade do ar na região pode impactar na propagação de fogo em áreas de mata.
As condições para ocorrência e propagação de queimadas se mantém altas pelo menos até domingo, conforme aponta o alerta. A Defesa Civil orienta que, enquanto os riscos estiverem altos, a população siga os cuidados:
Realizar corretamente a limpeza do lixo em terrenos para evitar acúmulo de lixo, folhas secas e materiais inflamáveis;
Não acender fogueiras ou queimar lixo;
Evitar soltar foguetes próximo a áreas de vegetação;
Não jogar bitucas de cigarro no meio ambiente.
Fonte: Clic RDC - Foto: Corpo de Bombeiros