O governo de Santa Catarina estuda criar um plano de contingência para atravessar o verão junto com a pandemia do coronavírus. Segundo o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, a expectativa é trazer segurança à população catarinense.
Trabalham no plano secretarias do governo, empresas do setor hoteleiro e de lazer. Conforme Motta, a ação busca preparar medidas de segurança diante o cenário de crescimento de casos de Covid-19. A manutenção de leitos de UTI para pacientes com a doença também é uma estratégia.
“Nós sabemos que vai aumentar o número de pessoas no verão em Santa Catarina, e a gente tem que estar preparado para esse enfrentamento. Seja com regra clara, com fiscalização, com normas e também com estrutura de saúde suficiente para atender essa demanda. Isso está sendo feito pelo Estado”, disse o secretário.
Atualmente, Santa Catarina é o quinto estado com mais infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, segundo o Ministério da Saúde. Até a noite de quinta-feira (19), foram confirmados 311.393 casos da doença, com 3.405 mortes.
No sábado (21) e segunda-feira (23), o secretário se reúne com a governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido) para discutir o planejamento.
Questionado sobre os registros de aglomerações durante os fins de semana e a falta de fiscalização, o secretário afirmou que “não há apagão” no governo em relação às medidas de segurança.
Ele alertou, porém, que há necessidade da participação dos gestores municipais para reduzir o número de casos ativos no Estado.
“Nós precisamos do envolvimento de todos, da imprensa, do setor privado e dos gestores públicos estaduais e municipais”, afirmou.
Fonte: Notícia Hoje