Se não bastassem os prejuízos causados pela estiagem na agricultura, com perdas consideráveis nas culturas de Verão: milho e pastagens; agricultores de Água Doce também já sofrem com a falta de água nas propriedades.
Há diversos registros de desabastecimento em propriedades de Água Doce, inclusive na Linha Santo Antônio, onde passa o Rio Água Doce, que abastece o município de água potável através da Casan. Em alguns pontos, a água já deu lugar às pedras.
Os poucos produtores rurais que possuem poços artesianos acabam ajudando os vizinhos. A falta de água nas propriedades, afeta diretamente os produtores rurais em suas residências, além da produção de proteínas para os animais e seu abastecimento diário.
Apesar da estiagem ser prevista pela Epagri até março, devido o fenômeno La Nina, ainda não há desabastecimento de água potável no perímetro urbano do município, segundo a Casan. No entanto, a Defesa Civil já recomenda o uso responsável da água em Água Doce, pois não é descartado um racionamento se as condições meteorológicas atuais persistirem.
Fonte: Minha Água Doce