A reportagem da NDTV foi até o interior de Timbó, no Médio Vale, para conhecer a personagem de uma história inusitada. Trata-se da Nina, uma novilha que ganhou fama de “vaca voadora” ao ficar presa no telhado de um rancho.
“Ela pode ter vindo de cima [do barranco] correndo. Como estava no período fértil, eles ficam um pouco agitados. E como a vizinha estava trabalhando no rancho com as outras criações, ela se jogou em cima. Não sei o que ela queria fazer”, conta o proprietário da novilha, Valdecir Santiago, em tom descontraído.
A vizinha que estava dentro do rancho era Sandra de Oliveira. Ela conta que estava picando trato quando ouviu um estrondo. “Só peguei minha mãe pelo braço e larguei porta à fora. Nem a máquina cheguei a desligar. Eu disse: vai que o rancho vai descer tudo. Olhei para cima e a vaca estava olhando do telhado”, brinca Sandra.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o animal. Nina precisou ser sedada para evitar que se machucasse ainda mais. A vaca tem um ano e oito meses e segundo relatos sempre foi muito arisca, mas o que ninguém imaginava é que ela conseguisse pular a cerca.
A novilha está no período fértil pela primeira vez, o que pode ser a explicação para a aventura. “Ela foi atrás do macho. Como o Valdecir relatou, ele já havia colocado o macho entre as vacas e a Nina provavelmente não pegou cria. Isso fez ela entrar no cio novamente. Como ela sabia que o macho estava no piquete do vizinho ela tentou passar”, explica o médico veterinário Paulo Roberto Cabral.
Felizmente a Nina está bem. Ainda com alguns machucados, mas já interagindo com os outros animais que vivem no sítio. A história de vaca voadora foi invenção dos internautas, mas aventureira com certeza ela é.
Fonte: Michel Teixeira