Na última terça-feira, dia 24/11, o Prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, assinou decreto declarando situação de emergência em razão do período de estiagem. A resolução destaca a situação dos níveis de chuvas que começaram a apresentar escassez em setembro de 2019 e que perduram até os dias atuais.
O Decreto 8.778 também é embasado no relatório fornecido pela EPAGRI/CIRAM, o qual, mostra que o município acumula um déficit pluviométrico de mais de 400mm dos meses de julho a outubro. Tal situação, implica diretamente na visível carência de água para consumo humano e animal, baixa vasão do Lageado Restingão (manancial responsável pelo abastecimento de água de Campos Novos) e inclusive, na considerável perda da produção agrícola e pecuária, que deve ultrapassar R$ 60 milhões na movimentação financeira do município.
O texto ainda faz um alerta à população camponovense, a fim de racionalizar o uso da água, de forma consciente, evitando desperdícios e o uso não essencial. O decreto já está em vigor, e estará vigente pelo prazo máximo de 180 dias. Para acessá-lo na íntegra clique aqui.
Fonte: Michel Teixeira