Quatro homens morreram, no início da noite deste sábado (31), na área rural de Farroupilha, durante um confronto com o Batalhão de Choque de Caxias do Sul da Brigada Militar (BM). Segundo o comando da Brigada Militar de Farroupilha, os quatro mortos integravam uma quadrilha suspeita de dois esquartejamentos recentes na região.
De acordo com a Brigada, o Batalhão de Choque foi chamado após o setor de inteligência da corporação descobrir o paradeiro dos criminosos em uma chácara, na Linha Rio Burati, em Farroupilha. Ainda conforme a Brigada, ao se aproximarem do local, os policiais foram recebidos com tiros e, ao revidarem, atingiram os integrantes da quadrilha.
No local, foram apreendidas cinco armas, um carro roubado, uma moto e celulares. Nesses aparelhos, segundo a Brigada Militar de Farroupilha, foram localizados vídeos de esquartejamentos.
Até por volta das 22h15min deste sábado (31), Polícia Civil e perícia seguiam no local. de Farroupilha, na localidade de Burati, na noite de sábado (31). Até as 21h30min, polícia havia confirmado a morte de quatro pessoas. A operação pode ser uma reação aos diversos crimes cometidos na última semana, em diversas cidades da região, que podem estar vinculados às guerras entre facções.
Desde sábado (24), foram registrados 10 assassinatos em Caxias do Sul, fazendo com que a cidade tivesse a semana mais violenta do ano. Na terça-feira (27) ocorreu o assassinato de uma família. A suspeita da polícia é que o homem era o alvo dos criminosos, por envolvimento com drogas, e que uma mulher grávida e uma criança tenham sido mortas apenas por estarem no local no momento do ataque. Outro caso chocante foi o assassinato de um neto e de uma avó, devido a um desentendimento com vizinhos, no loteamento Parque dos Pinhais, na quarta-feira (28).
Além dos crimes que resultaram em mortes, outros ataques têm ocorrido. Uma adolescente de 16 anos está internada no hospital após ser atingida por disparos de arma de fogo no bairro Bela Vista na noite de sexta-feira (30). O caso, conforme a Polícia Civil, também tem envolvimento com o tráfico de drogas.
Antes ainda, no dia 14, a polícia de Farroupilha já havia trocado tiros com criminosos. Ao serem abordados pelas viaturas, já na RS-122, perto da ponte sobre o Rio Tega, atiraram contra os policiais, que revidaram, matando cinco deles. Um conseguiu fugir para uma área de mata, mas ferido, foi capturado e encaminhado ao Hospital Pompéia, onde morreu no mesmo dia.
Fonte: Jornal Pioneiro