Notícias do Novo Tílias News

Queimadas na região de Água Doce trazem riscos às residências e edificações rurais

Colocar fogo em lixo e em entulhos é uma prática comum na população, mas, o que, na hora, pode parecer uma solução, depois, se apresenta como problema. Constantemente o Corpo de Bombeiros é acionado para conter chamas que fogem ao controle e ameaçam avançar na direção de casas. 

Na última sexta-feira (16), a guarnição de Água Doce impediu que o fogo chegasse até uma residência na SC-150 (Estrada para Luzerna). A ocorrência foi no início da tarde, a 400 metros após a delegacia. Esse foi apenas um dos muitos chamados recebidos neste ano no município para conter incêndios em vegetação que além dos danos ambientais também ameaçaram residências e edificações rurais. Recentemente focos de incêndio ameaçaram edificações nas proximidades do Frigorífico Dri, na Linha Nova Vicenza.


Além de Água Doce, os municípios de Catanduvas, Joaçaba, Luzerna, Caçador e Lacerdópolis também tiveram ocorrências semelhantes neste final de semana. Na noite deste sábado (17), o fogo ameaçou atingir residências em Joaçaba e Lacerdópolis. Durante a tarde, o fogo atingiu as proximidades de um cemitério em Caçador, onde um caixão com corpo dentro foi encontrado no meio do mato que estava sendo consumido pelo fogo.



Incêndio florestal próximo a cemitério em Caçador

Os órgãos de segurança alertam contra essa prática, principalmente em terrenos baldios tomados por mato. Nesta época do ano, a vegetação encontra-se seca e em condições favoráveis a propagação de incêndios florestais que podem ter consequências graves. As queimadas, além de ilegais, podem trazer prejuízos irreparáveis ao meio ambiente, aos motoristas e à comunidade.
 

Crime

De acordo com a Lei n. 9.605/98, artigo 41, provocar incêndio em mata ou floresta, pode acarretar em:

Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Parágrafo único: se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.


Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Fonte: Minha Água Doce