A Anvisa divulgou que recebeu a denúncia sobre a suposta comercialização irregular da vacina contra a Covid-19 por meio de seus canais oficiais, indicando que estaria sendo disponibilizada por uma empresa localizada em Niterói (RJ) a vacina de Oxford contra a Covid-19.
A denúncia foi apresentada no último dia 25 de setembro e no mesmo dia houve avaliação e encaminhamento formal para a Direção Geral da Polícia Federal.
A partir disso, a Anvisa emitiu alerta, reforçando que não há, até o momento, nenhuma vacina contra a Covid-19 autorizada para ser comercializada e utilizada pela população brasileira.
Até que seja autorizado, reforça a Anvisa, o cidadão não deve comprar e utilizar qualquer vacina que tenha alegação de prevenir a Covid-19.
Existem no Brasil vacinas contra a Covid-19, exclusivamente para uso em estudos clínicos. Não há permissão para comercialização e distribuição dessas vacinas.
Testes em Santa Catarina
A vacina Janssen-Cilag, do grupo americano Johnson & Johnson, que poderá ser testada em voluntários catarinenses, começou a recrutar voluntários em outros estados do país.
Ao todo, 11 estados foram autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a realização de testes com a vacina, incluindo Santa Catarina.
Fonte: ND+