Conforme a chefe do Cartório Eleitoral da 85ª Zona Eleitoral de Joaçaba, Simone Almeida Tenório de Brito, a Justiça Eleitoral está enfrentando dificuldades em captar pessoas para atuar como mesário no pleito eleitoral no município de Água Doce.
Ela explica que nesse ano a convocação de mesários pôde ser feita pelo whatsapp. No entanto, como não houve revisão eleitoral em Água Doce, muitos cadastros estão desatualizados o que dificulta a localização dos eleitores.
Outro fator agravante é o fato de se tratar de uma cidade pequena, onde muitas pessoas têm grau de parentesco com candidatos. A legislação veda a atuação como mesário para quem for familiar até 2º grau de candidato que disputa o pleito.
Simone de Brito explica que há um bom número de mesários voluntários, mas ele não é suficiente para suprir toda a demanda de trabalho, por isso estão sendo convocadas mais pessoas.
A chefe do cartório reitera que se trata de uma convocação e não um convite. Ou seja, uma vez convocada, a pessoa precisa apresentar uma justificativa plausível para não atender ao chamado.
Simone pediu a colaboração e o entendimento dos eleitores no cumprimento desse papel que é extremamente importante para a realização do pleito eleitoral.
Entre as vantagens de ser mesário estão a isenção do pagamento de taxa em concursos estaduais e também dois dias de folga a cada dia trabalhado.
Para se inscrever como voluntário, basta acessar o site do TRE-SC, no Portal do Mesário.
Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.
Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.
Fonte: Rádio Tropical FM