A chegada da primavera traz, além de uma paisagem colorida, uma variedade de frutas refrescantes e saborosas. Alimentos que fazem bem para a saúde e são bons aliados para o bolso. O melão é uma das frutas da estação. Além de econômico, é rico em vitaminas A, B e C. Também é um excelente hidrante, pois contém aproximadamente 90% de água, que auxilia no funcionamento do intestino, aumenta o efeito diurético e elimina as toxinas no organismo – provocadas pela má alimentação. Ainda, o alto teor de líquido e potássio contribui no controle da pressão arterial.
Conforme a nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziani, o melão é uma fruta super nutritiva e com baixa caloria. Possui vitaminas que fortalecem o sistema imunológico e participam na formação do colágeno, dos ossos e dos glóbulos vermelhos. “Os flavonóides e carotenóides presentes na fruta têm ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuem na prevenção de doenças cardiovasculares e evitam o envelhecimento precoce”, destaca.
Consumir melão regularmente ameniza os sintomas da menopausa, regula a menstruação e melhora o humor. A fruta também é rica em ferro, zeaxantina e fibra, essenciais no combate da anemia e na proteção dos olhos, além de aumentar a saciedade e auxiliar no emagrecimento. “Ele também possui sódio – necessário para diversas funções, como a transmissão de impulso nervoso e a absorção de nutrientes pelas células –, o que não é um problema para os hipertensos, pode ser ingerido com moderação”, ressalta a nutricionista.
REFEIÇÕES
O melão pode ser adicionado nas refeições de diversas formas. O suco é uma excelente opção. Para prepará-lo é necessário uma fatia de melão; caldo de ½ limão; duas folhas de hortelã; ¼ de xícara (chá) de água e cubos de gelo. Corte a fatia em pedaços, retire as sementes e a casca. Após, bata no liquidificador com caldo de limão, água, folhas de hortelã e gelo. Depois é só servir!
As sementes de melão podem ser utilizadas ao preparar saladas, torradas e água saborizada, pois contêm muitas vitaminas B12, B6, A, D, E, K, além de selênio, potássio, zinco, cobre, proteínas, lipídios, fibras e carotenóides. Por ser tão rica, ajuda na prevenção de doenças, contribui para a digestão, fortalece unhas e cabelos, protege o coração, além de melhorar o funcionamento dos rins.
VARIEDADES
O melão tem características diferentes (cor, textura da casca e sabor). A variedade mais conhecida, com maior oferta e melhor preço, é o melão amarelo. Mas, também é possível encontrar outros tipos, como orange, gália, cantaloupe, matisse e o pele-de-sapo. Para escolher a fruta, Letícia orienta analisar da cor da casca e pressionar a parte inferior do melão. “Se ceder significa que está maduro. Já, se a casca estiver pegajosa, com manchas úmidas e pouco consistente, o fruto está passando do ponto”.
Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.
Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.
Fonte: MB Comunicação