Notícias do Novo Tílias News

Dia do Consumidor reflete desafios do comércio no atendimento ao cliente

Data é lembrada na próxima terça-feira (15)


A tecnologia trouxe novas formas de interação entre lojistas e consumidores, mas não importa o que o futuro reservar para esse milenar relacionamento entre quem vende e quem compra, o certo é que ele sempre estará vinculado à prioridade de satisfazer o cliente. O Dia do Consumidor, lembrado no dia 15 de setembro, oportuniza ao comércio a reflexão acerca das estratégias para fortalecer esse vínculo e vencer aquele que é o grande desafio do varejo: melhor atender o consumidor.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Videira), José das Neves Olivo, a preocupação em encontrar formas de aperfeiçoar o atendimento deve ser um exercício constante para cada comerciante. “Nossa atividade exige que façamos seguidas autocríticas sobre nosso ofício, que estejamos permanentemente insatisfeitos e em busca de possibilidades de melhoria. O exercício da empatia também é importante, faz com que entendamos melhor o nosso cliente e procuremos diferentes abordagens para atender suas necessidades. Assumir esse papel analítico e consultivo é, sem dúvida, o caminho para surpreender e cativar o consumidor”.

Olivo ainda destaca que a data é uma ótima oportunidade para homenagear e criar estratégias de fidelização. “O dia do cliente é uma oportunidade para homenagear os consumidores e estreitar o relacionamento que, provocam, além da interação e agradável experiência de compra, um bom motivo para ampliar as vendas. Conectado, pesquisador, crítico e com diversos meios para comparar preços, produtos e serviços, o cliente tem no excelente atendimento e no relacionamento que o estabelecimento lhe oferece, um  diferencial que fideliza quem entra numa loja, seja ela física ou virtual”, opina.

O Dia do Consumidor foi criado pela ONU em 1985, a partir de um discurso do ex-presidente norte-americano John Kennedy, proferido em 15 de março de 1962. Na sua fala, Kennedy ressaltou quatro direitos dos consumidores relacionados à segurança, à informação, à liberdade de escolha e ao direto de ser ouvido.


Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.

Fonte: Rádio Videira/Assessoria de Imprensa