O anúncio foi feito pelo secretário adjunto da agricultura do estado de Santa Catarina, Ricardo Miotto, durante visita à região Meio Oeste de Santa Catarina, para conferir os estragos ocasionados pelo tornado registrado na última sexta-feira (14).
Ele destaca que o objetivo da visita é prestar solidariedade em nome do Governo do Estado às famílias atingidas, e também dar uma resposta rápida especialmente para os agricultores.
Ricardo Miotto adiantou que na próxima semana o Governo do Estado deve disponibilizar uma linha de crédito especial para a reconstrução de moradias dos agricultores, com juro zero, prazo de carência e também subsídio de parte do valor para o produtor que pagar em dia.
O secretário também confirmou que já está alinhando juntamente com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a demanda apresentada pelos agricultores em relação à madeira.
O pedido já havia sido apresentado pela manhã, durante visita aos produtores rurais e foi reforçado pelo prefeito de Treze Tílias, Mauro Dresch, na tarde de ontem (20).
O prefeito trezetiliense destaca que linhas de crédito são importantes, mas o agricultor tem uma oportunidade imediata de geração de renda sem aumentar o endividamento, que é com possibilidade de comercializar a madeira das árvores derrubadas pelo tornado.
Mauro Dresch disse entender que existe a legislação ambiental e que tudo precisa ser fiscalizado, mas pediu celeridade na resolução dessa questão, porque as árvores já foram derrubadas pela força da natureza e agora o produtor pode ter uma fonte de renda importante para reconstrução da propriedade.
Ricardo Miotto disse que a solicitação já foi encaminhada para o Instituto do Meio Ambiente (IMA), e na próxima semana haverá mais uma reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), onde a demanda será apresentada e discutida.
Em Ibicaré, o prefeito Gianfranco Volpato também reforçou o pedido sobre a questão da madeira disponível e disse que está em contato com o IMA desde o final de semana passado para tentar agilizar essa questão que é urgente para os produtores.
Ele sugeriu ainda que a Defesa Civil mantenha um estoque de telhas para auxiliar em casos como esses, já que após o tornado houve chuva durante a semana e também agora uma onda intensa de frio, o que agrava a situação das famílias.
A deputada federal Caroline Detoni, também integrante da comitiva, se comprometeu em levar as demandas apresentadas para o Governo Federal, para que ele também possa auxiliar os atingidos.
Losivânio de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, esteve na região já no último sábado (15) e também acompanhou a comitiva estadual no dia de ontem.
Ele também reforçou a importância de apoio aos médios produtores que não se encaixam na linha do Pronaf, mas que precisam de ajuda de políticas públicas, especialmente em momentos como esse.
Losivânio chamou a atenção dos líderes governamentais para aqueles produtores que tem várias atividades na propriedade e que já tem o patrimônio pago, bem como a importância da redução da burocracia para acessar os programas.
O presidente da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, Luiz Augusto Perondi Weshenfelder pediu que o secretário Miotto também leve para o IMA o pedido de prioridade no atendimento das solicitações relacionadas aos atingidos pelo tornado, para que a demora na resposta seja a menor possível.
A presidente da Epagri Edilene Steinwandter, pontua que Santa Catarina tem uma situação especial com relação a produtores. Alguns tem área pequena mas uma rentabilidade maior, e outros uma grande área com pouca rentabilidade, mas acabam não se enquadrando nas linhas do Pronaf, onde estão concentradas as políticas públicas.
Edilene também apresentou os dados já coletados pela Epagri com um mapeamento das propriedades atingidas e prejuízos contabilizados.
Ao todo, foram aproximadamente 300 propriedades atingidas, com danos de R$16 milhões dos quais R$14 milhões em infraestrutura.
O gerente regional da Epagri Maikol Ouriques acrescentou que a Epagri vai disponibilizar 5 profissionais para ir até as propriedades conversar com os produtores para tentar agilizar toda a parte burocrática de acesso às políticas públicas.
A orientação para os produtores é que aguardem até a próxima semana quando devem sair as definições e serem lançadas oficialmente as políticas públicas e também a orientação em relação ao procedimento que poderá ser realizado com a madeira.
Também participaram da reunião em Treze Tílias o secretário de agricultura Robert Unterberger, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Luiz Hensel.
Fonte: Rádio Tropical FM