Durante essa semana tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense. Reunião mensal dos meteorologistas do Estado que elaboram a previsão de consenso dos próximos trimestre. No caso, setembro a novembro, ou seja, boa parte da primavera.
LA NIÑA
A primeira informação que trago é que as águas do oceano Pacífico na linha do Equador estão mais frias tanto em superfície quanto em águas um pouco mais profundas.
Condição que deverá manter essa parte do oceano frio por alguns meses. Isso junto com os ventos na região que tendem a intensificar de Leste, traz uma boa expectativa de formação de um La Nina durante a primavera.
PREVISÃO
Está condição traz uma previsão que o trimestre tenha em SC chuva entre o normal e abaixo do que ocorre no Estado.
Chamo atenção que especialmente o Oeste tende a ter menos chuva. Isso porque como o oceano Altantico – na nossa costa – tende ter águas mais quentes, a chuva deverá estar mais presente na faixa leste, litoral e áreas próximas.
Em relação a temperatura, apesar desse mês de setembro ainda ter avanço de massas de ar frio, o trimestre deverá ter temperatura acima do padrão da época do ano, ou seja, mais quente que o normal.
Com Informações de NSC
Foto: daniel Castellano/SMCS