A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (25) uma operação contra suspeitos de fraude em licitações nas cidades de Treze de Maio e Armazém, no Sul catarinense. Três empresários da área de serviços para tratores e máquinas pesadas, e outras duas pessoas foram presas durante a ação, que cumpriu outras sete ordens de busca e apreensão.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Tubarão e Treze de Maio. Foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentação. Os presos são suspeitos de crimes de fraude em licitações, associação criminosa, falsidade ideológica, entre outros. Eles serão interrogados no decorrer do dia e, encaminhados ao Presídio Regional. O nome dos envolvidos não foi divulgado.
Polícia deflagra operação 'Convire Marcado' para combater fraudes em licitações
— Fo Polícia Civil/ Divulgaçãoto:
Investigações
Segundo a polícia, em maio começaram as investigações após apuração preliminar realizada pelo Ministério Público (MP) de Jaguaruna. A 2ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (Decor) identificou indícios de formação de associação criminosa atuando há pelo menos oito anos para fraudar licitações.
De acordoo com o delegado Gustavo Muniz Siqueira, foram identificados 42 processos licitatórios sob suspeita, com valores não corrigidos que superam R$ 4 milhões. "A investigação identificou a utilização de empresas de fachada e a utilização de laranjas, visando propiciar a efetivação de práticas criminosas conhecidas como cartelização e divisão de mercado", explica.
O foco principal dos suspeitos eram editais de peças e serviços para tratores e outras máquinas pesadas. O nome da operação "Convite Marcado" faz alusão à modalidade licitatória denominada "convite", utilizada para os processos fraudados.
Fonte: G1