A cidade catarinense de Itajaí se tornou um dos assuntos mais comentados no país e virou manchete internacional nesta terça-feira (4), após o prefeito Volnei Morastoni (MDB) sugerir a aplicação de ozônio pelo ânus para tratar pacientes com sintomas da Covid-19.
O tema virou notícia nos principais veículos nacionais de imprensa e entrou nos ‘trending topics’ do Twitter, o que gerou diversos memes dos internautas.
O anúncio inusitado foi feito durante uma live na noite desta segunda-feira (3). Veículos como O Estado de S. Paulo e UOL deram destaque nesta terça para o tratamento sugerido pelo prefeito catarinense.
O assunto foi abordado, inclusive, pelo jornalista britânico Tom Phillips, que é correspondente do The Guardian na América Latina, um dos maiores veículos do Reino Unido.
Corresponde do The Guardian repercute vídeo de prefeito de Itajaí – Foto: Reprodução/The Guardian
“Um político brasileiro está sendo ridicularizado na internet por sugerir um tratamento renal com rápida eficácia e ‘resultado excelente’ para Covid-19”, disse Phillips, que destacou que o vídeo se tornou viral nas redes sociais.
Volnei Morastoni, que também é médico, explicou que Itajaí se inscreveu no Conep (Conselho Nacional de Ética e Pesquisa) para entrar no protocolo nacional de pesquisa do ozônio.
O prefeito afirmou que o ozônio tem um “resultado excelente” contra a doença.
“É uma aplicação tranquilíssima, rapidíssima, num cateter fininho, e isso dá um resultado excelente. Nós vamos em breve estar implantando isso também. A pessoa tem que fazer por dez dias seguidos, dez sessões, e isso ajuda muitíssimo em casos positivos de coronavírus”, afirmou.
Fonte: Michel Teixeira