O vice-presidente de tecnologia da Caixa Econômica Federal, Cláudio Salituro, admitiu, nesta quinta-feira, a lentidão registrada desde a semana passada em ferramentas do aplicativo Caixa Tem, usado pelo beneficiários do auxílio-emergencial para fazer compras ou pagar contas pendentes. Anteriormente, o programa era destinado apenas à transferência e saque do benefício de R$ 600. O aplicativo, contudo, passou a ser usado para realizar outros tipos de transações depois que a Caixa abriu contas digitais para todos que recebem o auxílio, explicou Salituro.
“Hoje, ele (usuário) utiliza o Caixa Tem várias vezes por dia. As pessoas já se habituaram, então a gente vai precisar colocar mais recursos pro Caixa Tem”, admitiu. Em função da capilaridade do aplicativo, os antigos correntistas do banco também acabam sofrendo com a sobrecarga no sistema.
Durante videoconferência, Salituro explicou que o banco adquiriu um software junto a uma empresa dinamarquesa para dar maior celeridade à plataforma. O programa, já usado na Copa do Mundo, costuma ser solicitado para organizar grandes shows na Europa.
Com o auxílio desse novo sistema, o vice-presidente de tecnologia da Caixa assegurou que o tempo médio para acessar o aplicativo e concluir a transferência do beneficio passou a variar de 1 a 5 minutos. Mas como o Caixa Tem ampliou funcionalidades, em dias de pagamento, o tempo médio para a conclusão de outras operações, como pagamento de boletos, é maior, chegando a 38 minutos.
Com as limitações para saque em espécie e transferências bancárias, que seguem um cronograma pré-definido conforme a data de aniversário do beneficiário, o aplicativo para celulares acaba sendo o principal meio para o pagamento de contas para as 65,2 milhões de pessoas que recebem o auxílio.
Muitos usuários dizem levar mais de 10 minutos para conseguir acessar as contas virtuais por meio do Caixa Tem. Muitas vezes, após esperarem o tempo estipulado pelo aplicativo, recebem apenas a mensagem de que o sistema está indisponível.
“A Caixa precisa reorganizar todo esse planejamento e, consequentemente, as necessidades tecnológicas também”, afirmou o vice-presidente. Salituro frisa, ainda, que manter a atualização do programa nos celulares também auxilia minimizar os erros operacionais enfrentados pelo usuário.
Além de acessar os recursos do auxílio, o aplicativo serve para consultar informações importantes na atual crise, referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Abono Salarial e Seguro-Desemprego.
Fonte: Michel Teixeira