Notícias do Novo Tílias News

Papa Bento viajou hoje à Alemanha por emergência de saúde do irmão

Foi a primeira vez que Bento saiu da Itália desde a renúncia, em 2013


Grzegorz GALAZKA/East News | AP/East News

O Papa Emérito Bento XVI partiu de Roma às 10h52 desta manhã de quinta-feira, 18, para uma visita privada ao seu irmão, o pe. Georg Ratzinger, de 96 anos, que, segundo fontes locais, estaria gravemente doente na cidade alemã de Regensburg.

Bento viajou a bordo de um voo do Estado italiano, que mantém acordo com o Estado do Vaticano para o transporte pontifício em viagens internacionais. O pontífice emérito, de 93 anos, viajou acompanhado pelo arcebispo dom Georg Gänswein, seu secretário pessoal. O Vaticano enviou com eles o comandante adjunto do Corpo da Gendarmaria Vaticana, bem como um médico, uma enfermeira e uma das religiosas Mèmores Dòmini que auxiliam o Papa Emérito no mosteiro Mater Ecclesiae, onde ele reside.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que Bento ficará com o irmão “durante o tempo que for necessário”. Antes da partida, Bento XVI e o Papa Francisco se despediram com afeto.

Os irmãos sacerdotes foram ordenados juntos no dia 29 de junho de 1951. Em 2011, o pe. Georg e o então Papa reinante Bento XVI celebraram seu 60º aniversário de ordenação sacerdotal em Roma, num reencontro emocionante.


Em 2006, eles haviam visitado juntos o túmulo de seus pais na Alemanha, em mais um momento que comoveu o mundo.

© WOLFGANG RADTKE / POOL / AFP - Papa Bento XVI e seu irmão, mons. Georg Ratzinger, rezam junto ao túmulo de seus pais em Pentling, Alemanha, em 13 de setembro de 2006


A viagem desta manhã foi a primeira que Bento XVI fez para fora da Itália desde que renunciou ao pontificado, em fevereiro de 2013. Ele se mantém retirado no mosteiro Mater Ecclesiae, em território vaticano.

Fonte: Ateleia