Nos dias 20 e 21 de maio a equipe de telefonia da Diretoria de Tecnologia da Informação (DiTI) esteve na cidade de Joaçaba para instalar a nova central telefônica digital, integrando os atendimentos de emergência 193 e 192 na área do 11º Batalhão de Bombeiros Militar. A referida central é a primeira no estado a ter 100% de integração no atendimento CBMSC e SAMU, já que ambas receberão as ligações em uma mesma central, facilitando a comunicação e a transferência de ligações de emergência entre as instituições. Este tipo de central telefônica digital possibilita o atendimento em tecnologia VOIP utilizando as linhas analógicas disponíveis, linhas essas que possuem grande robustez e versatilidade, principalmente em casos de catástrofes e eventos adversos, já que possibilitam a comutação para o modo analógico de atendimento no caso de limitação do serviço digital.
Vantagens da central telefônica digital:
– Central VOIP com tecnologia Asterisk;
– Banco de canais modular com entrada para linhas analógicas e atendimento Digital;
– Em caso de pane ou falta de energia, facilidade de comutação de digital para analógico mantendo o atendimento de emergência;
– Interação com as outras centrais digitais, facilitando a transferência das ligações de emergência entre as centrais de emergência de todo o Estado;
– Facilidade do despachante da ocorrência em enviar msg de voz via telefone para o sistema de alarme remoto dos COBOMs sob sua jurisdição;
– Gravação da chamada de todas as ligações de emergência;
– Identificação de chamadas compatível com o sistema de gerenciamento de ocorrências EBombeiro;
– Uso de aparelhos telefônicos IP ou aparelhos analógicos;
– Possibilidade de logar agente, para que atenda a quantidade de agentes disponiveis no momento;
– Acesso a fila de espera, para que quando todos os agentes estiverem ocupados informar ao solicitante, mantendo o mesmo em uma fila de atendimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação