Notícias do Novo Tílias News

Novo Hospital Municipal de Ponte Serrada abre as portas à população


Nesta sexta-feira (15), o Hospital Municipal de Ponte Serrada inicia suas atividades para atender os munícipes que venham a apresentar sintomas característicos ao Covid-19 (novo coronavírus).

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Pavelski, a abertura se dá para triagem e observação de pacientes, conforme autorização da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, específica neste momento para tratar eventuais infectados do novo coronavírus.O Hospital Municipal, localizado no Bairro São Sebastião, já está pronto para receber os primeiros pacientes. Nesta unidade, que passou por um processo de sanitização e higienização, foram colocados alguns equipamentos para atendimentos daqueles que venham apresentar sintomas respiratórios.

O prefeito Tibe fala sobre o período em que o Hospital ficará aberto e da incansável luta para conseguir equipar a unidade: “É importante falar que a abertura do novo hospital é para o prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado dependendo da evolução ou não do novo coronavírus. Queremos salientar, que mesmo após este período crítico, o município continuará fazendo todos os encaminhamentos junto ao Governo do Estado na busca de um convênios e recursos para equipar todo o hospital. Ficamos mais tranquilos tendo mais um espaço pronto para atender nossa população, tendo em vista o número de casos confirmados em nosso município e os casos que vem aumentando significativamente em nossa região, e com isso damos uma condição melhor de atendimento a toda a nossa população neste momento”, afirma Tibe.

De acordo com o prefeito Tibe, a Câmara Municipal de Vereadores de Ponte Serrada fará mensalmente o repasse de parte do duodécimo para o Executivo fazer o aporte de recursos na contratação dos profissionais (médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e outros, conforme o contrato). “Haverá um pagamento mensal para a prestação desses serviços de acordo com contrato celebrado com a Associação de Assistência Hospitalar Santo Expedito de Ponte Serrada. E os insumos (remédios, equipamentos de proteção individual, luvas, máscaras e macacões) serão fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.”

Também, o Município de Ponte Serrada adquiriu para a nova unidade hospitalar um aparelho CR Digitalizador e promoveu a instalação do Raio X que está em fase de vistorias técnicas pela Vigilância Sanitária, para que seja liberado funcionamento, visando o atendimento das demandas e prestações de mais este serviço à população.Por fim, a Abertura e Funcionamento do Hospital Municipal, em que pese o momento crítico vivido pelo país, pode ser considerado um importante marco para o município, haja vista ser uma obra de mais de 5 (cinco) milhões de reais que teve início em 01/02/2012, com término da obra física em 30/04/2018. 





Fonte: Ascom/PMPS