Notícias do Novo Tílias News

Paciente testa positivo para covid-19 em Piratuba; teste rápido foi feito na UBS


Um exame conhecido como teste rápido, realizado na tarde desta quarta-feira (06), diagnosticou o sexto paciente contaminado pelo coronavírus em Piratuba.

Para se chegar ao resultado, foi usada uma amostra de sangue da pessoa, o que detectou presença dos anticorpos da doença.

Segundo o Secretário Vanderlei Weber, a testagem faz parte de um primeiro lote de kits, adquiridos por meio de uma ação entre a AMAUC e os municípios da região. Muito embora seja considerada extremante eficiente, este padrão de análise sorológica, segundo a Secretaria de Saúde, deve ser aplicado a partir de sete dias após o aparecimento dos sintomas (como dores no corpo e tosse seca), mas há maior precisão se feito após o décimo dia. “Esse é o tempo médio que o corpo precisa para produzir suas defesas contra o vírus”, informou Weber.

Por isso, o teste acaba não sendo indicado para detectar a doença precocemente, já que, quando ele for capaz de oferecer um diagnóstico positivo, o paciente já estará com os sintomas há algum tempo. Importante: se o exame for feito antes desse período, a chance de dar negativo é grande, mesmo a pessoa estando contaminada.

Segundo a Secretaria de Saúde, este é o primeiro caso em que um paciente de uma comunidade rural testa positivo para o coronavírus, o que demonstra que os padrões de segurança em saúde, como uso de máscaras, e a restrição para o convívio social, devem ser mantidos também no interior. 


Fonte: Ernoy Mattiello/Ascom