Por conta do isolamento social devido à covid-19, o número de transações digitais aumentou significantemente. Quadrilhas especializadas têm aproveitado da situação para aplicar golpes e capturar dados de clientes.
A federação brasileira de bancos, Febraban, e as próprias instituições financeiras têm reforçado a importância do uso dos canais digitais para evitar as aglomerações e combater a proliferação do novo coronavírus. Por meio do Internet Banking e dos aplicativos, é possível realizar quase todas as operações bancárias e ter acesso a diversos produtos e serviços, como transferência, extrato, pagamento de contas, empréstimo, negociação de dívidas… No entanto, é importante redobrar os cuidados de segurança, para fugir da ação dos criminosos. Os métodos dos bandidos não são novos.
Eles usam a chamada engenharia social, que são armadilhas que obtêm dados, senhas e informações pessoais dos clientes, e ainda os fazem realizar pagamentos em benefício dos criminosos. Mas tem golpe novo: o do falso motoboy. Criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente.
Após convencer que a vítima passe informações como senhas e dados pessoais, os golpistas informam que um motoboy vai recolher o cartão supostamente clonado para que que ele seja cancelado. Para passar uma imagem de segurança, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, no sentido do comprimento, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy. Só que o chip permanece intacto, e permite que a quadrilha faça compras com o cartão. Para não ser uma vítima, fique atento às dicas da febranan:
Primeira: o banco não liga nem encaminha links por sms, whatsapp ou e-mail pedindo atualização dos dados, sincronização de token ou desbloqueio de cartão; o site oficial para se cadastrar para receber o auxílio emergencial é auxilio.caixa.gov.br; o cadastramento para receber o auxílio emergencial também pode ser realizado pelo app especifico da caixa, que deve ser baixado apenas na loja oficial de aplicativos.
Segunda: Não clique em nenhum link. digite, no navegador, o endereço eletrônico do banco ou da loja em que pretende realizar a transação ou compra; sempre baixar qualquer aplicativo apenas da loja oficial do sistema operacional do seu dispositivo;
Terceira: não repasse seus dados para nenhuma pessoa intermediar a concessão do auxílio emergencial. apenas a caixa avalia e confirma quem é elegível ao benefício e eles não procuram as pessoas ou usam serviços de terceiros; o banco não entra em contato para pedir cadastro de favorecido, transferências, transações para testes ou estorno de valores nem desbloqueio de cartão; o banco não entra em contato para dizer que sua conta será bloqueada por falta de atualização cadastral também não envia ninguém em sua casa para retirar seu cartão, notebook, computador, tablet, celular ou o chip dele como também não entra em contato para pedir atualização ou sincronismo de token; fique atento a links encurtados e desconhecidos por sms ou e-mail.
Quarta: Não clique nem informe seus dados, caso acabe sendo vítima dos criminosos, informe seu banco o bloqueio do cartão e informe a polícia.
Informações Jornalismo Rádio Vitória/ Febraban