Conforme a secretária de saúde, Marlene Alberguini, as agentes comunitárias de saúde estão percorrendo o centro da cidade nesta segunda-feira (11), entregando panfletos e orientando os munícipes nas ruas e no comércio, sobre os cuidados necessários com a prevenção da Covid-19.
As agentes de saúde também já voltaram a fazer as visitas domiciliares, seguindo as orientações do Ministério de Saúde, de não entrar nas residências, usar equipamento de proteção individual (EPI), e também manter distância de 2 metros das pessoas.
A secretária pediu que os moradores recebam os agentes de saúde, já que eles vão fornecer as informações para a secretaria em relação às demandas da comunidade.
Marlene explica que essa ação faz parte de uma série de medidas adotadas pela unidade de saúde, entre elas a restrição de atendimento na Unidade Básica de Saúde.
Quem precisar de atendimento deve entrar em contato com a secretaria pelos telefones 3538 0331 ou Whatsapp 9 9932-6917. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 13h às 17h.
Fora desse horário, pacientes com sintomas gripais devem ir até o centro de triagem na AABB, em Joaçaba. Quem não tiver sintomas gripais, pode procurar a UPA ou o Hospital Santa Terezinha, também em Joaçaba.
Marlene Alberguini acrescenta que pelo número de Whatsapp também é feita a assistência farmacêutica. Ou seja, as pessoas podem mandar foto do receituário de medicamento de uso contínuo, que o farmacêutico separa a medicação e no horário agendado o paciente vai até a unidade de saúde para fazer a retirada.
Sobre o atendimento odontológico, está sendo seguida a orientação do Ministério da Saúde, para que sejam atendidos somente os casos emergenciais, devido à proximidade necessária com o paciente.
A secretaria de saúde também inicia hoje uma nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe influenza, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.
A secretária também lembra que a portaria 227 da secretaria de saúde de Santa Catarina, suspendeu todos os procedimentos eletivos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde. São mantidos somente os atendimentos de oncologia, terapia renal e pré-natal, os demais serão reagendados.
Nas últimas semanas, a secretaria de saúde, em parceria com a assistência social e o Clube de Mães, fizeram a entrega de máscaras de tecido para a população, especialmente para as famílias carentes.
A médica da unidade Básica de Saúde Jaqueline Pelisson, pediu que a comunidade continue tomando os cuidados de prevenção definidos pelo Ministério de Saúde, como distanciamento social e uso de máscaras. Menores de 16 anos e maiores de 60 anos também devem evitar sair de casa.
Jaqueline também esclarece que ainda não há casos de Covid-19 registrados no município, mesmo assim os cuidados devem continuar sendo adotados.
O prefeito Gianfranco Volpato também reforça o pedido para que a comunidade colabore com as ações de prevenção e cuidado. Também agradeceu o apoio e as ações realizadas pelos mais diferentes órgãos, como Polícias Civil e Militar, bem como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Fonte: Rádio Tropical FM