Entre as diversas atrações turísticas de Treze Tílias, estão as duas fábricas de chocolates da cidade, que se tornaram parada obrigatória para os visitantes apreciarem o sabor do chocolate artesanal, bem como comprar presentes para amigos e familiares.
Com a pandemia do Covid-19 o setor foi duplamente afetado nas vendas, já que além de o principal público consumidor, que são os turistas não estarem mais circulando, a crise acontece na época de Páscoa, que é a data comemorativa de maior venda no comércio de chocolates.
Após o governo do estado autorizar empresas Chocolates Sabor dos Alpes e Chocolates Treze Tílias reabriram as portas após autorização do Governo do Estado, no final de semana.
No entanto, a situação continua delicada para o setor, tendo em vista a insegurança de não saber quando a situação será regularizada.
A sócia-proprietária da Chocolates Sabor dos Alpes, Vanessa Meier, comenta que mesmo a estimativa mais otimista de vendas, ainda representa 80% de queda em relação às vendas normais da Páscoa.
Entendendo que a situação é desafiadora para todos, também foram definidas algumas estratégias. Vanessa explica que o foco foi voltado para a comunidade local, com atendimento de pedidos via Whatsapp, ou facebook.
Os preços que anteriormente haviam sido reajustados, foram reduzidos e voltaram aos patamares do ano anterior, para tornar mais acessível para que as pessoas.
O Chocolate Sabor dos Alpes atende de segunda a sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Já a empresa Chocolates Treze Tílias atende de segunda a sábado das 8h às 12h e das 13h30 às 18h e domingos das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
Fonte: Rádio Tropical FM