Notícias do Novo Tílias News

Transportadora toma ações para manter 450 contratos de trabalho em SC, dizem responsáveis

A empresa disse que inicialmente os contratos foram suspensos por um período de 30 dias

Foto: Facebook/Expresso São Miguel

Em entrevista exclusiva ao ClicRDC, responsáveis pela empresa Expresso São Miguel informaram que serão suspensos os contratos de 450 funcionários, para manter o vínculo de trabalho deles com a empresa. A transportadora informou, na manhã desta quinta-feira (9), que a ação é realizada devido a situação da pandemia do coronavírus e dentro do que estabelece o a Medida Provisória 936, que permite a suspensão do contrato de trabalho.
“As suspensões foram feitas por meio de negociações coletivas, junto aos sindicatos laborais, dentro das normas legais previstas na MP 936. Anteriormente a transportadora já havia concedido férias para mais de 1.100 colaboradores, adotou sistema de trabalho em home-office e implementou Banco de Horas para os colaboradores que não possuíam direto a férias, em conformidade com a MP 927. Foram tomadas ações de prevenção, todas disponibilizadas no site da empresa“, esclareceu.
A transportadora informou que esses funcionários manterão seus vínculos empregatícios com a empresa, apenas terão seus contratos suspensos inicialmente por um período de 30 dias, para assim ser analisada a situação da economia e do mercado. Após esse período, a empresa estuda a possibilidade de retorno de todos ao trabalho, bem como retomar novas contratações.

Durante esse tempo, será pago pela empresa 30% do valor do salário dos colaboradores, e os demais 70% serão encaminhados e pagos via o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda. Também serão mantidos pela empresa os benefícios de plano de saúde e o seguro de vida dos funcionários que tiveram seus contratos suspensos.
“A área de Gestão de Pessoas da empresa agradece às entidades sindicais que foram parceiras para a elaboração de acordos coletivos de suspensão contratual dos funcionários, assegurando a manutenção destes postos de trabalho”, pontuou.
Empresa

A Expresso São Miguel informou que possui 18 unidades nos estados do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina(SC) e Paraná (PR), que contam com cerca de 4 mil funcionários. A empresa possuía uma rotatividade em torno de 150 demissões/mês, mas também contava com novas contratações.


A transportadora destacou que nesse mês também ocorrem demissões por motivos diversos a pandemia, relacionados a gestão do dia a dia da organização, entre outras questões, mas que a princípio não realizou novas contratações, para zelar e seguir o protocolo de medidas frente ao Coronavírus.


Fonte: ClicRDC