Notícias do Novo Tílias News

SC tem 438 profissionais de enfermagem afastados por causa do coronavírus, diz Coren


Santa Catarina tem 438 profissionais de enfermagem afastados do trabalho por causa do coronavírus, e pelo menos 30 já foram diagnosticados com Covid-19. A informação foi divulgada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC), com base em dados atualizados na terça-feira (21).

O conselho informou também que, entre os afastados, 29 profissionais testaram positivo e estão isolados, 14 estão internados em hospitais, sendo que um deles já diagnosticado com o vírus, e 395 estão em quarentena como casos suspeitos.

De acordo com a presidente do Coren-SC, Helga Bresciani, os casos foram informados pelos próprios profissionais através de um sistema criado pelo conselho para notificação. Integram o Coren-SC enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

O Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) também conta com um sistema de notificação para os médicos afetados pela Covid-19, mas optou por não divulgar os números, conforme a assessoria do órgão.

Em entrevista nesta semana à rádio CBN Diário, a presidente do Coren-SC disse que o número de profissionais da enfermagem afastados do trabalho pelo coronavírus no Estado cresce todos os dias, e afirmou também que há dificuldades para que todos trabalhem usando equipamentos de proteção individual (EPIs) nos hospitais.

— Em muitas instituições, eles estão dando equipamentos só para as unidades que atendem Covid-19, mas as outras também tem que ter o equipamento, porque a gente tem casos de assintomáticos. Então a gente ouve e fala-se de colegas que foram contaminados em unidades que não eram de Covid-19. Por isso, a gente defende que todos tenham acesso — declarou.

Ainda segundo Helga Bresciani, o Coren-SC segue fiscalizando hospitais e clínicas de saúde e começará a entrar com ações civis públicas contra as instituições hospitalares que não fornecerem os equipamentos de proteção.

O impacto da Covid-19 entre os profissionais da saúde tem sido motivo de preocupação. Nesta semana, Santa Catarina registrou a primeira morte entre médicos. O pediatra Gastão Dias Junior, de 51 anos, morreu na quarta-feira (22) em Balneário Camboriú. Ele atuava na linha de frente do combate ao novo coronavírus. 


Fonte: NSC