Notícias do Novo Tílias News

SC receberá do Ministério da Saúde 34 mil testes rápidos de covid-19 e 17 respiradores


Um novo lote com 34,5 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus deve chegar a Santa Catarina até a próxima quarta-feira, dia 29, conforme calendário de distribuição do Ministério da Saúde.

Não são necessários mais do que 20 minutos para ter um diagnóstico após a retirada de uma única gota de sangue do paciente. No entanto, a recomendação do Ministério da Saúde é realizar uma contraprova depois de sete dias da primeira testagem, caso o resultado seja negativo, já que o resultado é considerado mais eficiente depois de sete dias de contaminação.

A nova remessa é considerada pelo ministro da Saúde como “fundamental para respostas mais assertivas ao Covid-19”. Em Santa Catarina, será a quarta entrega de testes rápidos desde o início da pandemia no Brasil. O primeiro lote estava previsto para última semana de março, quando os estoques foram esvaziados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), no entanto, chegou uma semana depois, quando o Estado recebeu 16 mil exames.

Respiradores

Devem chegar a Santa Catarina na próxima semana os 17 ventiladores mecânicos cedidos pelo Ministério da Saúde ao Estado para tratamento de pacientes graves do novo coronavírus.

Responsável pela pasta, o ministro de Saúde Nelson Teich divulgou que o governo federal distribuirá 272 respiradores produzidos pela indústria nacional aos estados brasileiros. Segundo ele, parte dos equipamentos já foi enviada a nove estados para o atendimento de pacientes graves com o novo coronavírus e outra remessa dos aparelhos será entregue na próxima semana, o que inclui Santa Catarina.

Utilizados como único recurso para manter vivos os pacientes graves com Covid-19 que precisam de ajuda para respirar, os ventiladores mecânicos devem ser instalados em leitos da rede pública de saúde. O governo de SC, no entanto, ainda não informou para quais estabelecimentos serão endereçados os equipamentos.


Fonte: Assessoria de Comunicação