A influência de um ciclone extratropical em alto mar trouxe reflexos no litoral catarinense. Em toda a faixa litorânea foi registrada ressaca e maré alta neste sábado (4), provocando estragos em diversos pontos.
Alguns municípios ainda estão realizando o levantamento nos estragos.
A Defesa Civil divulgou os dados dos locais atingidos:
Passos de Torres
Distribuição de água potável interrompida em função da maré alta que provocou o represamento do Rio Mampituba, e por consequência a salinização da Sanga Estiva dos Rodrigues onde ocorre a captação. Ações estão sendo adotadas pela CASAN para a normalização da situação.
Balneário Barra do Sul
Devido a influência do pico de maré ocorreu ressaca e alagamentos afetando erosão de margem de via pública, danificando o pavimento.
São Francisco do Sul
Foram registrados estragos nas praias da Enseada, Prainha, Praia Grande e Ubatuba. A ressaca danificou o pavimento de vias públicas, calçadão e escadas de acessibilidade.
Balneário Rincão
Registro de danos em áreas de dunas, vegetação costeira, ruas e outras estruturas. Ruas próximas às dunas ficaram cobertas de areias e água do mar. A estrutura de Guardas vidas foi danificada. Passarelas que ligam a faixa de areia e a cidade sobre as dunas foram destruídas.
Florianópolis
Foram registrados estragos em praias localizadas no Sul e Leste da Ilha de Santa Catarina, a exemplo das praias do Pântano do Sul e Joaquina. Estruturas públicas e privadas foram danificadas.
Tijucas
Informações preliminares da Defesa Civil do município apontam que inúmeras residências foram alagadas pela ressaca que potencializou a maré alta. Cestas básicas foram distribuídas e está sendo analisada a necessidade de retirada de famílias em função da maré que volta a subir na próxima madrugada.
PREVISÃO
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que permanecem as condições de mar muito agitado no litoral catarinense até o próximo domingo (5).
Fonte: Caco da Rosa