Um grande aparato foi realizado na manhã deste sábado (18) para o resgate de uma onça-parda (sussuarana) no município de Mafra, no Planalto Norte. O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 9h45min, depois que um homem saiu para trabalhar e encontrou o animal silvestre no quintal de casa.
Conforme a corporação, o felino estava dentro de um abrigo, acuado, porém, sem ferimentos aparentes. Após identificação da espécie, foi entrado em contato com a Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, Cidasc, Polícia Militar de Mafra e demais órgãos competentes.
Após análise da situação, e condições onde e como o animal se encontrava, foi decidido, fazer o isolamento da área entorno do local, solicitando que moradores permanecessem dentro de casa.
Foi realizado contato com a Polícia Militar de Lages que deslocou o Helicóptero Águia 4 levando um professor. O aparelho chegou à cidade por volta das 16h15min. Após análise, foi feito uso de uma zarabatana com dardo tranquilizante.
Realizado ainda um cerco com uso de redes e, após disparo do dardo, que não perfurou a pele do animal, a onça-parda conseguiu empreender fuga, saltando muros, quando foi avistada em outra propriedade, e, na tentativa de nova captura, novamente conseguiu empreender fuga, desta vez, sentido mata fechada em direção ao Bairro Campo da Lança.
Após desmobilização da operação, foi feita uma avaliação com os órgãos responsáveis e ficou constatado que o animal retornou ao seu habitat natural, não sendo mais necessário a mobilização para nova captura.
Fonte: Michel Teixeira