Notícias do Novo Tílias News

Homem que saiu de propriedade em Água Doce é preso com arma de fogo no PR

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo, na noite deste domingo (19), em Porto Vitória, sul do Paraná.

Por volta das 22 horas, agentes da PRF visualizaram uma caminhonete Mitsubishi L200, ocupada por dois homens, realizando uma ultrapassagem proibida e deram ordem de parada ao motorista.

Durante os procedimentos de abordagem, os policiais observaram que, na cintura do motorista havia um volume, momento em que pediram para o homem levantar a camiseta. na cintura, o motorista portava um revólver calibre 44.

Ato contínuo, outro revólver, também calibre 44, foi encontrado no assoalho da caminhonete, em frente ao banco do passageiro dianteiro. Mais aprofundada, a fiscalização encontrou uma pistola 9 mm, enrolada em um pano, que estava escondida atrás do banco do passageiro, em local de difícil acesso, além de inúmeras munições.

Da fiscalização, foram encontrados e apreendidos dois revólveres calibre 44, com numeração aparente e uma pistola 9 mm com a numeração suprimida. Também foram apreendidas 71 munições calibre 44 (4 deflagradas), 75 munições calibre 36 e 28 munições calibre 9 mm. Dois cães de caça estavam sendo transportados na caminhonete.

Indagados, os homens, irmãos (28 e 31 anos), disseram que estavam voltando de uma propriedade rural da família, em Água Doce (SC), tendo-se declarados atiradores desportivos, justificando a presença dos armamentos no veículo.

Os policiais rodoviários federais não encontraram nenhum tipo de equipamento auxiliar
para a prática de tiro desportivo, concluindo que ambos estavam portando as armas irregularmente, em desacordo com a legislação vigente, não apresentando nenhum contexto de que estavam transportando as armas de calibre restrito para competição ou treinamento.

A respeito da pistola encontrada, o motorista disse que a encontrou na propriedade da família, abandonada, mas conservada em um óleo próprio para conservação deste tipo de material, assumindo a posse do armamento.

Ainda, em vistoria ao veículo, os agentes verificaram que a caminhonete estava com registro de roubo, mas o condutor apresentou um Auto de Entrega, alegando que ela havia sido roubada, mas foi recuperada e devolvida.

Diante dos fatos, os dois irmãos, as armas e as munições, bem como a caminhonete foram encaminhados para a Polícia Civil em União da Vitória para o registro dos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo.

Na Delegacia, os irmãos apresentaram comprovantes da presença em estande de tiro no dia 19. Como os revólveres possuíam documentação e o motorista assumiu a propriedade da pistola, o Delegado de plantão dispensou o passageiro e manteve a prisão do motorista, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, por ser um crime inafiançável.

As armas e as munições ficaram apreendidas até que a documentação seja verificada corretamente. A caminhonete também ficou apreendida para análise da documentação da recuperação em razão do roubo.

A pena para o porte de arma de fogo de uso permitido é de até 4 anos de prisão.


Fonte: Michel Teixeira