O cenário é de seca no interior de Piratuba, um dos municípios da região da Amauc, que sofre com as consequências da estiagem prolongada. Com chuvas cada vez mais esparsas e de baixa precipitação, muitas fontes secaram e reservatórios como açudes, ficam cada vez mais prejudicados ao longo dos dias.
Uma das soluções é o abastecimento de água, feito com o caminhão pipa, um serviço disponibilizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Rural. Cada vez mais solicitado, a atividade atende semanalmente um grande número de propriedades do interior de Piratuba.
A maioria dos pedidos de água, segundo o setor, vem de comunidades como Zonalta, Linha Hachmann, Alto Picadão, Linha Serraria e parte do distrito de Uruguai, consideradas regiões altas do município.
Abertura de novas fontes e a limpeza de açudes, também são ações emergenciais, que amenizam o drama da seca, sentido com forte impacto na economia agrícola local. Segundo o diretor da Secretaria de Obras e Infraestrutura Rural, Jaison Martinazzo, considerados essenciais, os serviços estão garantidos, mesmo com as férias coletivas, decretadas durante o período de pandemia do coronavírus.
Mesmo trabalhando com número reduzido de servidores, o atendimento aos agricultores, está assegurado, segundo o setor. Até o momento a Prefeitura de Piratuba, não decretou situação de emergência no setor. A solicitação de serviços de água, podem ser feitos pelo (49) 3553 01 65.
Fonte: Assessoria de Comunicação