Notícias do Novo Tílias News

Empresa de Blumenau vai transformar máscaras de mergulho em respiradores

Equipamentos adaptados ajudarão em casos iniciais de necessidade de auxílio respiratório (Foto: Divulgação)

Uma empresa de Blumenau vai transformar máscaras de mergulho em respiradores, equipamentos fundamentais no tratamento de casos graves de Covid-19 e que estão em falta na rede de saúde. A adaptação será feita pela área de engenharia da Blukit, fabricante de soluções hidráulicas e acessórios para cozinhas e banheiros, em um projeto multidisciplinar que envolve orientação técnica do Hospital Santa Isabel.

As máscaras serão doadas pela Decathlon, uma das maiores redes varejistas de artigos esportivos do mundo. Nelas a Blukit vai acoplar um tubo semelhante a um sifão – um dos itens da linha de produtos da empresa – que será conectado a aparelhos de oxigênio. Uma válvula de segurança também foi desenvolvida para que o paciente possa inspirar em caso de falha de pressão na entrada do ar e um filtro impede a circulação de partículas contaminadas pelo vírus. 

O projeto foi inspirado em iniciativas semelhantes já desenvolvidas na Espanha e na Itália, dois dos países mais impactados pelo novo coronavírus e que têm penado para oferecer aparelhos de respiração para todos os pacientes. A máscara adaptada não será usada para casos graves, mas ajudará quem está no meio termo. Ou seja, funcionará como apoio, liberando os equipamentos respiratórios da UTI para aqueles que mais precisam.

A ideia é adaptar pelo menos 50 kits e cedê-los sem custos à prefeitura de Blumenau. Segundo o gerente industrial da Blukit, Alexandre Steuernagel, o trabalho não é complexo e os primeiros equipamentos devem ser entregues já nos próximos dias.


Fonte: NSC TV