A Associação de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias completa hoje, segunda-feira, 25 anos de fundação. A história de organização, no entanto, começa dois anos antes, em 1993.
Em outubro daquele ano, Treze Tílias recebeu um grupo de 110 visitantes austríacos para a festa dos 60 anos da imigração austríaca. Entre eles, estava o bombeiro voluntário Erich Wegscheider, do estado do Tirol, que percebeu o aumento no número de edificações, de indústrias e também do turismo no município. Por isso, ele destacou que a cidade já demandava de uma corporação dos bombeiros.
No ano seguinte, em 1994, esse mesmo bombeiro voluntário recebeu os trezetilienses Conrado e Katharina Moser na Áustria e os apresentou a diversas autoridades do estado do Tirol, que se dispuseram a auxiliar na implantação do modelo de Bombeiros Voluntários em Treze Tílias.
Entre as autoridades estavam o governador Alois Partl e o Ministro da Agricultura da União Europeia, Franz Fischler, além de Bombeiros Voluntários locais.
Conrado retornou então à Treze Tílias com a missão de formar um grupo de trezetilienses para darem início aos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias.
No dia 20 de abril de 1995 então foi formada oficialmente a primeira equipe de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, registrada pelo então prefeito Antônio Carlos Altenburger.
A equipe era formada por Rudi Moser, André Moser, Erico Klotz, Rudolf Iletsko, Jorge Kandler, Ludovico Fiedler, José Adair Zuffo, Tarso Dresch, Adelino Kühl e Leonir Primo de Ros (Schultz).
Além do material humano, aos poucos a corporação com conquistando veículos e equipamentos para o atendimento das ocorrências. O primeiro veículo de combate a incêndio foi doado pela prefeitura de Treze Tílias em maio de 1999.
Também em 1999 foram obtidos os primeiros equipamentos de resgate veicular, através de comodato com a Defesa Civil de Santa Catarina. Já os equipamentos para atendimento pré-hospitalar começaram a ser adquiridos em 2000.
Em 2008 foi batizado o primeiro veículo de resgate veicular e combate a incêndio que foi adquirido por meio de uma parceria entre a Província Autônoma de Bozen, no Tirol do Sul, que contribuiu com 80% do valor e a prefeitura de Treze Tílias, que contribuiu com 20%. Além do tanque de combate a incêndio, com capacidade de 1.800 litros, o caminhão também carrega os principais equipamentos utilizados nas ocorrências de resgate veicular.
Dois anos depois, em 2010, a prefeitura de Treze Tílias doou aos bombeiros um veículo Kia Besta, para ser utilizado como ambulância nos atendimentos à comunidade.
Em 2015 os Bombeiros Voluntários adquiriram com recursos próprios uma nova ambulância chamada de Unidade de Suporte Básico, que trouxe para a comunidade mais rapidez e qualidade nos atendimentos.
No ano de 2018 a corporação foi contemplada com um caminhão Volvo doado pela Receita Federal e que foi transformado em uma viatura de combate a incêndio. O preparo para utilização em trabalho dos bombeiros, foi feita com recursos do Governo do Estado recebidos por intermédio da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (Abvesc). O caminhão tem capacidade de 15 mil litros de água.
Conforme o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, Carlos Eduardo Rohrer Felder, uma intensa programação festiva vinha sendo preparada pela Associação das Mulheres Amigas dos Bombeiros (AMAB), para celebrar a data, incluindo a inauguração da nova sede. No entanto, devido à pandemia a programação foi adiada.
No entanto, para que a data não fique sem registro, os Bombeiros Voluntários vão promover um desfile a partir das 19h30 de hoje pelo perímetro urbano de Treze Tílias. A programação inicia com o toque da sirene localizado no prédio da Secretaria de Turismo.
O comandante sugere que quando os bombeiros passarem pelas ruas da cidade, os moradores ascendam e apaguem as luzes da residência como forma de acenar aos voluntários.
Também foram confeccionadas bandeiras especiais para homenagear a corporação e cuja sugestão é que todas as pessoas exponham elas no lado de fora das residências. Quem quiser adquirir, ainda há unidades disponíveis na Malharia Edelweiss.
Também foram criados artigos para uma loja temática dos bombeiros. São camisetas, bonés, bótons, canecas de café e de chope, entre outros itens que também, podem ser adquiridos pela comunidade.
Quem tem perfil no Facebook também pode participar da homenagem para os bombeiros voluntários, utilizando um filtro especial que está disponível na página da entidade no facebook.
A corporação de Treze Tílias conta hoje com 36 bombeiros voluntários ativos, além dos que estão na reserva e podem contribuir em momentos de necessidade.
Fonte: Rádio Tropical FM