A Cooperativa Central Aurora Alimentos iniciou nesta semana o processo de recrutamento e seleção visando a contratação de trabalhadores que foram dispensados, na última semana, da Ogochi, uma indústria de confecções com sede em São Carlos.
A indústria do ramo têxtil desligou cerca de 30% do quadro funcional em razão da crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus que atinge todos os continentes e abala o mercado de produção e consumo de todos os países.
O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, informou que o aproveitamento dos recursos humanos desempregados se dará em duas unidades industriais da Aurora – a planta de aves FAMH de Maravilha e a unidade de suínos FACH1 de Chapecó.
Em Maravilha devem ser aproveitados de imediato cerca de 40 trabalhadores que atuavam na unidade de Saltinho. Em Chapecó, dentro de 60 a 90 dias, está prevista a contratação de outros aproximadamente 100 trabalhadores que estavam empregados na matriz da Ogochi em São Carlos.
O aproveitamento dessas pessoas dependerá da aprovação em exame médico e em outros requisitos da Aurora, etapa que, após cumprida, ensejará a contratação dos interessados.
Na semana passada, em comunicado enviado à imprensa, a empresa assinalou que “a proteção e a manutenção de sua força de trabalho são prioridades máximas. Por essa razão, desde o início desse período, a AURORA atendeu as orientações do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias e adotou todas as providências para assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de seus mais de 31.000 empregados diretos, bem como o universo de parceiros e terceirizados”.
E acrescentava: “A Aurora manifesta publicamente que manterá o quadro de empregados diretos, não cogitando qualquer redução da sua força de trabalho, seja no campo, nas fábricas, nas unidades administrativas ou comerciais. Importante registrar que, até a eclosão da crise, a Aurora desenvolvia arrojado plano de expansão para ampliar a produção e, necessariamente, aumentar o número de postos de trabalho, sendo uma das empresas brasileiras que mais contratou em 2019”.
Terceiro maior grupo agroindustrial da proteína animal do Brasil, a Aurora encerrou 2019 com 30.331 empregados diretos, um crescimento de aproximadamente 10% no número de postos de trabalho em relação ao ano anterior. Ocupa a 9ª posição no País entre as empresas que oferecem a melhor qualidade de vida aos seus empregados de acordo com ranking elaborado pelo site de recrutamento e carreira Glassdoor (antigo Love Mondays).
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional