A confirmação é da responsável pela vigilância epidemiológica da secretaria de saúde, Karoline Hartmann Cesa. Conforme ela, Treze Tílias registrou nesta semana o primeiro foco com larvas do mosquito Aedes Aegypti, que é transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
As larvas foram encontradas em uma das armadilhas instaladas pela vigilância epidemiológica no Bairro Jardim das Flores. Até o momento não foram encontrados mosquitos.
Karoline explica que assim que confirmadas que as larvas eram do aedes, a secretaria de saúde iniciou o plano de trabalho que inclui trabalho de varredura e verificação das residências próximas ao local da armadilha.
A enfermeira reforça a importância da colaboração dos moradores trezetilienses para que o mosquito não se prolifere na cidade, bem como a compreensão com os agentes que vão fazer a verificação nas residências.
O alerta é para cuidados básicos com locais que possam acumular água, como pratinhos sob os vasos de plantas, caixas d’água e mesmo materiais acumulados em terrenos como pneus e lixos diversos.
De acordo com Karoline Hartmann, as larvas não estão contaminadas com vírus da dengue, mas mesmo assim é importante que se evite a proliferação, para que não ocorra infestação do mosquito no município.
Fonte: Rádio Tropical FM