Por conta da altitude, a Região dos Campos em Água Doce tem o segundo melhor clima do estado para o cultivo de maçã.
A reportagem da Tropical FM foi conhecer a produção da região. Atualmente, o município possui nove produtores, juntos eles cultivam 440 hectares com a fruta e, devem colher na safra 2020, mais de 12 mil toneladas.
Um desses produtores é o presidente do Sindicato Rural do município Newton Bedin, dono da Pomar Vida Nova, localizado na região de Herciliópolis, a 1.285 metros de altitude.
A propriedade da família tem 80 alqueires. Além de maçã, Bedin também cria bovinos, mas a maior fonte de renda vem da maçã.
Há 22 anos no cultivo da maçã, Newton Bedin demonstra grande paixão pela atividade. Ele diz que nasceu dentro do pomar, dentro do qual pretende continuar até o final da vida.
A família cultiva 14 hectares da fruta. São oito hectares com a variedade gala e mais seis de fugi. A gala já foi colhida em fevereiro, e nesse momento está sendo feita a safra da fugi.
Por conta da estiagem, este ano a safra deverá ter uma quebra de aproximadamente 10%, porque a fruta ficou menor por causa da falta de chuva, em compensação ela ficou mais doce.
De acordo com Newton Bedin, a maior dificuldade de produzir maçãs é a falta de mão de obra, uma vez que o manejo e, principalmente a colheita é feita de forma manual.
Já na polinização do pomar, Bedin diz que com a ajuda de abelhas. Ele possui 50 colmeias e na época da floração aluga outras 50.
Ele conta que a intenção da família é ampliar a área plantada nos próximos anos. Outro projeto a ser desenvolvido é a fabricação de vinagre de maçã, aproveitando a matéria prima da propriedade.
Bedin também pretende implantar no Pomar Vida Nova, o turismo de experiência, na qual o turista faz a colheita da própria maçã.
A maçã é um dos destaques do agronegócio catarinense, responsável por mais da metade da produção nacional, sendo o maior produtor do país.
O estado conta com aproximadamente 3 mil produtores que devem colher na safra deste ano 580 mil toneladas de maçãs. A maior produção se concentra nos municípios de Serra. No Meio Oeste, são destaque os municípios de Fraiburgo, Videira e Água Doce.
As principais variedades produzidas são a Gala e a Fuji. Há cerca de dez anos, Santa Catarina faz parte da única região do mundo a erradicar a Cydia pomonella, praga, também conhecida como traça da maçã, que pode causar grandes prejuízos aos produtores, por isso, Santa Catarina, produz uma das melhores maçãs do mundo.
Fonte: Rádio Tropical FM