Prefeitura de Joaçaba cede pressão popular e aumenta valor da indenização a Associação Obreiros da LUZ
A administração municipal de Joaçaba cedeu a pressão popular, e da diretoria da Associação Beneficente Obreiros da Luz, e decidiu aumentar o valor destinado para pagamento da indenização das benfeitorias da sede localizada na rua Carlemita Lemes no bairro Cruzeiro do Sul.
Em 2011 a prefeitura autorizou o uso do imóvel através de uma lei municipal. Em meados de 2016, através de uma denúncia, o Ministério Publico instaurou um procedimento e recomendou que a prefeitura retomasse o imóvel público que havia sido cedido gratuitamente para a entidade. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pelo município. A Associação Obreiros da Luz, que realiza inúmeras ações sociais, atendendo famílias carentes, investiu no imóvel valores significativos ao longo dos anos. Profissionais de engenharia realizaram um levantamento e apontaram que o valor que deveria ser pago à título de indenização seria R$ 172 mil.
Um projeto de lei foi elaborado e enviado para votação da câmara de vereadores para que o valor pudesse ser pago. A Associação se mobilizou, por não concordar com o valor, e nesta quarta-feira (11) lotou as dependências da câmara. Pouco antes de começar a sessão foi realizada uma reunião com a presença de representantes da entidade, da prefeitura e da câmara. Depois de algum tempo, chegou-se a um acordo. Foi formulada uma proposta no valor de R$ 252 mil. Um novo projeto será elaborado e enviado aos vereadores. Depois de aprovado os Obreiros da Luz terão prazo de 60 dias para deixar o local e procurar uma nova sede.
Por Marcelo Santos
Fonte: Rádio Catarinense