O governador Carlos Moisés (PSL) oficializou na tarde deste domingo (29), através de vídeo, a prorrogação do isolamento social por mais sete dias. Com isso, a quarentena em Santa Catarina, que encerraria dia 1º, foi prorrogada até 8 de abril. A decisão foi tomada após reunião com prefeitos das maiores cidades do Estado e os presidentes das 21 Associações de Municípios, realizada na manhã de domingo.
Conforme Moisés, a retomada gradual de alguns serviços não essenciais depende da preparação do sistema de saúde para a crise do coronavírus. Essa organização está condicionada à chegada de recursos e EPIs por parte do governo federal, além de equipamentos para leitos de UTI que foram comprados pela Secretaria de Estado da Saúde.
“Essa decisão está tomada, no sentido de colocar a vida em primeiro lugar em Santa Catarina. Haverá efeitos econômicos muito grandes? Sim, mas o Estado não pode se omitir em um momento como esse. É necessário um esforço extra de cada um para que possamos superar essas dificuldades. Precisamos da união de todos os entes públicos e contamos com o apoio dos prefeitos nesse momento”, disse o governador aos prefeitos.
Bancos vão voltar a funcionar nesta segunda-feira (30), com uma série de restrições. Moisés confirmou 197 casos de coronavírus em Santa Catarina. Destes, 16 estão internados em UTIs.
Fonte: Michel Teixeira