Notícias do Novo Tílias News

Estrangeiros que vivem em SC devem ser orientados sobre o coronavírus


Em alguns municípios catarinenses ainda encontram-se haitianos, senegaleses e venezuelanos circulando nas ruas. Diante desta situação a FECAM orienta os Municípios a comunicarem, em linguagem acessível – creolo, espanhol e inglês para que neste período fiquem também recolhidos em casa, garantindo assim a prevenção do alastramento do Coronavírus em Santa Catarina.

A Sociedade Beneficente Cultural Brasil Haiti, também está comunicando através de áudio e vídeos sobre a doença e importância de permanecerem em casa. Encaminharemos e replicaremos aos Municípios em diversas línguas.

Procurem e identifiquem em suas regiões, entidades e universidades que tenham experiência no trabalho com os Haitianos e demais Imigrantes, para fortalecerem as parcerias e atuarem de forma conjunta. A Sociedade Beneficente Cultural Brasil Haiti, pode colaborar com orientações: (48) 99828-4194 ou (48) 984804194. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, por meio da Diretoria de Direitos Humanos, está atendendo nos contatos: geiri@sst.gov.br, direitoshumanos@sst.sc.gov.br

Orientamos ainda aos Municípios divulgarem nas rádios locais, redes sociais e carros de som, as informações em língua creola, inglesa e espanhola.

O alerta é feito por Jean innocent Monfiston, da Sociedade Beneficente Cultural Brasil Haiti.


Fonte: Michel Teixeira