A série de apresentações do Sommerkonzert, o Concerto de Verão da Banda dos Tiroleses já se tornou uma atração tradicional no começo de ano em Treze Tílias. Neste sábado, dia 08, acontece a terceira apresentação da série.
O concerto conta com uma séria de quatro apresentações que acontecem na Concha Acústica de Treze Tílias ao lado da prefeitura, sempre a partir das 20h30min.
De acordo com o Maestro da banda Marcus Astner, o objetivo do concerto é promover um momento de descontração e confraternização para a comunidade e famílias trezetilienses e também aos turistas que visitam a cidade de Treze Tílias.
O repertório da banda é amplo e diversificado, com músicas nacionais e internacionais, desde canções típicas germânicas, até rock e pop, além de solos de alguns instrumentos, e a cada concerto, há mudança no repertório, para que nenhum concerto seja igual ao outro.
Cada concerto também conta sempre conta com apresentações de danças de um grupo folclórico da cidade.
O Sommerkonzert conta ainda com venda de lanches e bebidas. O presidente da banda Armindo Ansilieiro Júnior, e o maestro Markus Astner, reforçam o convite para que as famílias e comunidade trezetiliense participem da programação e passar bons momentos de descontração e confraternização.
Além da apresentação deste sábado, dia 8, o concerto encerra no dia e 23 de fevereiro. Em caso de chuva, as apresentações são canceladas.
História da Banda
A Banda dos Tiroleses foi criada na vinda do primeiro grupo de emigração, quando alguns músicos formaram ainda durante a viagem, a “Musikkapelle Dreizehnlinden”.
O grupo organizou ensaios no navio e fez a sua primeira apresentação em 1933 na Ilha das Flores, no Rio de Janeiro para o Embaixador da Áustria no Brasil, Anton Retschek.
Já em Treze Tílias, aos poucos a banda foi incrementada, à medida que grupos de austríacos chegavam na nova colônia. O músico Johann Mitterer, um dos grandes incentivadores para a formação do grupo, foi escolhido para ser o primeiro maestro.
Atualmente a banda conta com cerca de 50 músicos, todos voluntários. Os tiroleses realizam em torno de 45 apresentações por ano. A Banda dos Tiroleses tem 86 anos e é considerada um dos maiores legados culturais da Santa Catarina.
Fonte: Rádio Tropical FM